domingo, 13 de maio de 2007

The Secret (O Segredo)

Assisti o filme essa tarde. Achei algumas coisas interessantes, sobre trocar pensamentos negativos por positivos...
Acredito até que isso funcione, não decorrente de um efeito sobrenatural, mas sim devido a mudança de posicionamento perante à vida. As nossas atitudes são reflexos dos nossos pensamentos e, sendo assim, ao pensármos no que realmente queremos, teremos atitudes que chamarão a nossa atenção para as oportunidades certas. Não há milagre. É necessário somente o auto-conhecimento e atenção para enxergar isso.
Me decepcionou o caráter místico-milagroso que o filme passa, colocando os protagonistas do documentário como pessoas poderosas, pois detém "O segredo". Também me incomodou a abordagem capitalista, onde o "ter" sobrepõe o "ser". Parece que aprender a técnica é importante para se obter riqueza e dinheiro e não para tornar sua vida mais leve a agradável.
É uma pena porque a massa vai encarar a lei da atração como técnica "mágica" para obter bens materiais facilmente.
O que me conforta é que talvez essa abordagem seja uma estratégia eficaz de fazer com que as sociedades ocidentais e capitalistas sejam atraídas pelo contexto do filme - que na verdade traz conhecimentos da filosofia oriental como pano de fundo.

Um comentário:

Fabio Rocha disse...

É, pela folheada que dei no livro, é igualzinho... O segredo do sucesso, de ganhar dinheiro, de pensar e transformar tudo em positivo e, por último, algum raro autoconhecimento aproveitável.

Valeu pela visita. Bom te v(l)er produzindo! :)

Beijos