domingo, 5 de abril de 2009

Nascer

"Quem quiser nascer tem que destruir um mundo; destruir no sentido de romper com o passado e as tradições já mortas, de desvincular-se do meio excessivamente cômodo e seguro da infância para a conseqüente dolorosa busca da própria razão do existir: ser é ousar ser."

Demian
Hesse, Hermann
http://www.duplipensar.net/george-orwell/2004-12-demian-hesse-1984-orwell.html

7 comentários:

Di disse...

"A grandeza do homem consiste na sua decisão de ser mais forte que a condição humana."
Fonte: "Crônicas" de Albert Camus (filósofo existencialista - discussão sobre o ser)

Di disse...

Filosofia again:
Jean-Paul Sartre uma vez disse que "A existência precede e governa a essência." Essa definição funda a liberdade e a responsabilidade do homem, visto que esse existe sem que seu ser seja pré-definido. Durante a existência, à medida que experimenta-se novas vivências redefine-se o próprio pensamento, adquirindo-se novos conhecimentos a respeito da própria essência, caracterizando-a sucessivamente. Esta característica do ser é fruto da liberdade de eleição. Ou seja, nós somos frutos de nossas próprias escolhas. Bjs!

Luiz Vita disse...

Preciso ler Hermann Hesse. Deveria já ter lido quando era mais jovem, mas a pilha do que eu precisava ler foi crescendo e sempre surgiam títulos mais novos e urgentes. Mas acho que não percebi a urgência que existia para ler o Hesse.

Quanto ao Sartre, esse tava na parte de cima da pilha. Lia muito as peças de teatro e os romances. Toda a parte filosófica estava presente na ficção.

Iaiá disse...

Sartre disse que a essência vêm depois e é governada pela existência...

Disse Alberto Caeiro:

“O essencial é saber ver. Mas isso exige um estudo profundo, uma aprendizagem de desaprender. Procuro despir-me do que aprendi, procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram, e raspar a tinta com que me pintaram os sentidos...”

E agora? A existência, que pinta nossas paredes com tinta nova, a cada demão, nos faz afastar ou aproximar da nossa essência?

Concordo com Sartre e Caeiro, em contextos diferentes, dependendo do quanto a nossa mudança de pensamento se deu em decorrência do que somos de fato, ou se estamos a grosso modo, sendo contagiados, influenciados pelo meio.

Di disse...

Acho que se faz necessária uma breve distinção a respeito da essência e da existência. A distinção entre essência e existência corresponde a distinção entre conhecimento intelectual e conhecimento sensível. Os sentidos põem em contato seres particulares e únicos, que realmente existem. A inteligência permite aprender idéias ou essências, meras possibilidades de ser, em si mesmas inexistentes.
Para Sartre o existencialismo é uma doutrina que torna a vida humana possível, por outro lado declara que toda a verdade e toda a ação implicam um meio e uma subjetividade humana, o homem existe, se descobre, surge no mundo e só depois se define, ou seja, não é mais do que faz. Somos livres para dar sentido a qualquer coisa, mas temos que dar sentido a alguma coisa. Mas isso não o livra da liberdade e da responsabilidade. Somos influenciados pelo meio, penso, mas acredito que possamos modificá-lo a partir de nossas idéias. Bjks!

Daniel Wander disse...

Quando se vive o "agora", estamos sempre rompendo com o passado, vivendo o momento e construíndo o nosso futuro... e sim... escrevendo nas estrelas o que seremos. Romper com o passado não é a mesma coisa que esquecer, mas é deixar ele passar. Nascer, é aceitar o seu momento, sem os grilhões do seu passado.

Maria Regina de Souza disse...

Muito lindo!
Um abraço poético